quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aula de campo

No próximo dia 2 de Março, terça-feira, cerca das 15H00 os alunos deslocar-se-ão ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, para assistirem a uma actividade denominada CARTOON XIRA 2009 - ENCONTRO COM CARTOONISTAS NO CELEIRO DA PATRIARCAL

O modelo desta visita será aula de campo - sendo que os alunos, entre as 15H00 e as 16H40 (hora prevista) estarão acompanhados pelo professor de Desenho - Francisco Rodrigues (f.rod@vertizo.pt). A deslocação para o local da aula de campo e regresso à escola/local de residência será da responsabilidade dos alunos.

O catálogo da exposição está aqui 

O formulário de autorização distribuído aos alunos está aqui

Desenhos da cabeça da cavala - TPFDS

TPFDS - Trabalho para o fim-de-semana

No sentido de preparar o desenho da cavala - integrado no unidade 5 - herbário - torna-se necessário que executem uma série (i.e. vários - não 1, não 2, mas vários) de registos a grafite (esboços rápidos, no bloco A5) da cabeça da cavala (ver em recursos) procurando registar a linha de contorno, as texturas, o claro-escuro.

O trabalho deverá estar concluído na aula de 3 de Março 2010.

Bom trabalho

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UNIDADE 5 - Herbário


Sinopse: execução de um herbário, recorrendo à representação linear e ao claro escuro por tramas de pontos. Encadear esta unidade na de infografia, com a digitalização directa dos espécimes no scanner, com a possível aplicação dos processos contidos na unidade de trabalho «infografia». Confronto com exemplos da história do desenho científico.
Previsão de tempos: 13,5 horas

Herbário: colecção de plantas secas organizadas e classificadas, geralmente para estudo e pesquisa científica, ervário (em http://www.infopedia.pt).

Pedro Salgado


(biólogo, ilustrador)
(n. Lisboa, 1960)

Biólogo, especialista em ilustração ictiológica (peixes), reconhecido como ilustrador científico de prestígio internacional.
Investigador em Biologia Marinha até 1988, parte para a Califórnia onde recebe a sua formação académica em ilustração científica na Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Ainda enquanto estudante do Science Communication Program (do qual se tornou consultor), leccionou a disciplina de Zoological Illustration.
Desde aí, até ao presente, leccionou mais de uma centena de cursos em Portugal, Espanha e E.U.A. (incluindo a Rhode Island School of Design), tendo sido responsável desde o iníco da década de 90, pela formação de uma nova geração de ilustradores cientificos em Portugal.

Actualmente, lecciona na Universidade Autónoma de Lisboa (IAO), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Mestrado em Desenho) e na Escola Superior de Artística do Porto (Mestrado de Ilustração)

O seu trabalho tem ganho numerosos prémios, sendo da sua autoria os calendários de 1995 e 1996 da Expo ’98, as ilustrações do Oceanário de Lisboa, diversas séries de selos dos CTT, diversos livros, revistas e outras publicações científicas e de divulgação da Natureza.