segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desenho A • Finalidades e Objectivos

A. Finalidades
  • Desenvolver as capacidades de observação, interrogação e interpretação.
  • Desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação.
  • Promover métodos de trabalho individual e colaborativo, observando princípios de convivência e cidadania.
  • Desenvolver o espírito crítico face a imagens e conteúdos mediatizados e adquirir, com autonomia, capacidades de resposta superadoras de estereótipos e preconceitos face ao meio envolvente.
  • Desenvolver a sensibilidade estética, formando e aplicando padrões de exigência.
  • Desenvolver a consciência histórica e cultural e cultivar a sua disseminação.

B. Objectivos
  • Usar o desenho e os meios de representação como instrumentos de conhecimento e interrogação.
  • Conhecer as articulações entre percepção e representação do mundo visível.
  • Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visuais utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho.
  • Dominar os conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica.
  • Conhecer, explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projecto visual e plástico incrementando, neste domínio, capacidades de formulação, exploração e desenvolvimento.
  • Explorar diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, adquirindo gosto pela sua experimentação e manipulação, com abertura a novos desafios e ideias.
  • Utilizar fluentemente metodologias planificadas, com iniciativa e autonomia.
  • Relacionar-se responsavelmente dentro de grupos de trabalho adoptando atitudes construtivas, solidárias, tolerantes, vencendo idiossincrasias e posições discriminatórias.
  • Respeitar e apreciar modos de expressão diferentes, recusando estereótipos e preconceitos.
  • Desenvolver capacidades de avaliação crítica e sua comunicação, aplicando-as às diferentes fases do trabalho realizado, tanto por si como por outros.
  • Dominar, conhecer e utilizar diferentes sentidos e utilizações que o registo gráfico possa assumir.
  • Desenvolver a sensibilidade estética e adquirir uma consciência diacrónica do desenho, assente no conhecimento de obras relevantes.