Materiais:
• Caderno capa rígida A6, A5 e/ou A4
• Instrumentos riscadores, materiais de mancha e cor, cola.
Procedimentos:
• Trazer sempre consigo o diário gráfico, formato A4 ou A5 preferencialmente, identificado, e usá-lo durante as aulas;
• Fazer apontamentos escritos discretos, num corpo de letra pequeno, nas margens do papel. Identificar o local e dia do desenho ou série de desenhos.
• Reunir no caderno outros elementos como fotografias, textos, recortes, listas e ideias para futuros desenhos.
• Usar o diário tão frequentemente quanto possível - começar por sessões diárias de 15-20 minutos.
• Experimentar explorar diferentes aspectos de um tema: diferentes modos de representação, níveis de detalhe, contextos de uso, etc, de modo a produzir uma série de estudos que reflictam o desenvolvimento e apropriação de um determinado objecto enquanto tema e problema.
• Experimentar explorar diferentes técnicas, não só as que já aprendeu, mas tentar também ser original.
Exercício "Coisas do dia-a-dia"
Esta sequência de temas, desenhos e tempos, deve ser realizada tanto quanto possível pela ordem sugerida. Cada um dos desenhos deve traduzir a actividade, local ou objecto indicado. A quantidade é sempre a mínima obrigatória, pelo que devem ser repetidos os desenhos necessários até à satisfação do autor/a. Devem ser desenvoltos, exploratórios e procurar captar o transitório e o particular de cada situação.
• A comida durante o almoço: 1 desenho
• A assistir ao telejornal: 4 desenhos
• Um programa de televisão (novela, sitcom, etc): 3 desenhos
• Durante uma transmissão de futebol: 2 desenhos
• Dentro da despensa: 2 desenhos
• O interior do frigorífico: 1 desenho
• Na fila do supermercado: 1 desenho
• O interior de uma gaveta com roupa: 2 desenhos
• 10 minutos antes de adormecer: 1 desenho
• 10 minutos antes de sair da cama: 1 desenho
• Durante os anúncios televisivos: 6 desenhos
• Ao telefone: 2 desenhos
• No cabeleireiro/barbeiro/dentista/etc: 2 desenhos
• Na sala de espera consultório/serviço/secretaria: 1 desenho
• À espera da namorada/o ou amigo/a se arranjam para sair: 2 desenhos
• No cinema/teatro/concerto: 1 desenho
• Na cantina: 1 desenho
• Numa aula teórica: 5 desenhos
Este conjunto de trabalhos fazem parte da avaliação do 2º Período e devem ser entregues até 23 MARÇO 2010.
Bom trabalho!
Exercício "Coisas do dia-a-dia"
Esta sequência de temas, desenhos e tempos, deve ser realizada tanto quanto possível pela ordem sugerida. Cada um dos desenhos deve traduzir a actividade, local ou objecto indicado. A quantidade é sempre a mínima obrigatória, pelo que devem ser repetidos os desenhos necessários até à satisfação do autor/a. Devem ser desenvoltos, exploratórios e procurar captar o transitório e o particular de cada situação.
• A comida durante o almoço: 1 desenho
• A assistir ao telejornal: 4 desenhos
• Um programa de televisão (novela, sitcom, etc): 3 desenhos
• Durante uma transmissão de futebol: 2 desenhos
• Dentro da despensa: 2 desenhos
• O interior do frigorífico: 1 desenho
• Na fila do supermercado: 1 desenho
• O interior de uma gaveta com roupa: 2 desenhos
• 10 minutos antes de adormecer: 1 desenho
• 10 minutos antes de sair da cama: 1 desenho
• Durante os anúncios televisivos: 6 desenhos
• Ao telefone: 2 desenhos
• No cabeleireiro/barbeiro/dentista/etc: 2 desenhos
• Na sala de espera consultório/serviço/secretaria: 1 desenho
• À espera da namorada/o ou amigo/a se arranjam para sair: 2 desenhos
• No cinema/teatro/concerto: 1 desenho
• Na cantina: 1 desenho
• Numa aula teórica: 5 desenhos
Este conjunto de trabalhos fazem parte da avaliação do 2º Período e devem ser entregues até 23 MARÇO 2010.
Bom trabalho!
http://0910dadiogobarreto.blogspot.com/ é este o meu blog.
ResponderEliminarEu tenho uma questão, que se calhar já vou tarde (e espero não ter tudo o que fiz até agora, mal)...
ResponderEliminarEu queria saber, se esses desenhos têm de ser obrigatoriamente reais, do nosso dia-a-dia, ou podem representar uma situação do dia-a-dia mas não do nosso, uma invenção?