No filme a que assistimos "Alice No País das Maravilhas", o chapeleiro louco tem no seu chapéu a indicação 10/6. O que significa isto? Fica uma pista.
A resposta aqui em baixo
Há uma carta presa na faixa do chapéu do Chapeleiro Maluco onde pode ser lido: “In This Style 10/6”, o significado dessa frase é um dos enigmas deste personagem. Antigamente na Inglaterra, os números divididos por uma barra (“/”) mostravam o preço que deveria ser pago para adquirir o acessório. Ou seja, a pessoa deveria pagar 10 xelins e 6 penny para obter o chapéu usado pelo personagem.
Os alunos que participaram irão ser "recompensados" no parâmetro participação nas actividades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Segundo aquilo que vi na net, 10/6 é o preço que o chapéu custou.
ResponderEliminarO engraçado é que no live-action de alice no país das maravilhas o chapéu é vamos caro, se eu não me engano é ⁶⁰/³
EliminarOk, e o preço era?
ResponderEliminarNessa altura custava dez xelins e 6 pêni, hoje 1.26 libras
ResponderEliminarSegundo o que está na Internet, aquela etiqueta (Neste estilo: 10/6) era uma ordem para fazer um chapéu no estilo mostrado , ao custo de 10 “shillings” e seis “pence” (a moeda inglesa da altura).
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão acho que seja o preço , deve ter ser algo relacionado com o chá das 6 horas.. Mas encontrei isto na internet
ResponderEliminar"Eu os tenho para vender", o Chapeleiro continuou com sua explicação. "Nenhum deles é meu. Eu sou um chapeleiro."
Poderá ser o preço, mas tenciono que seja relacionado com as horas.
10/6
ResponderEliminar"Há uma carta presa na faixa do chapéu do Chapeleiro Maluco onde pode ser lido: “In This Style 10/6”, o significado dessa frase é um dos enigmas deste personagem. Antigamente na Inglaterra, os números divididos por uma barra (“/”) mostravam o preço que deveria ser pago para adquirir o acessório. Ou seja, a pessoa deveria pagar 10 xelins e 6 penny para obter o chapéu usado pelo personagem.
Outra menção ao chapéu, feita no livro, é no capítulo 11 entitulado “Quem Roubou as Tortas?”, quando o Rei pede para o Chapeleiro tirar o chapéu ele diz que não poderia fazer aquilo, pois o chapéu não era seu. Com isto a Rainha declara-o ladrão e de ter roubado o chapéu, mas na verdade, como ele era um chapeleiro (ou seja, fazia e vendia chapéus), nessa cena ele deveria estar a usar um chapéu à venda."
A etiqueta “10/6″ no chapéu do Chapeleiro Louco,referia-se ao custo do chapéu que custava 10 shillings e 6 pences , caro naquela época.
ResponderEliminar*Não consegui cumprir o prazo porque ainda não tinha cirado o blog setor..
Tiago Costa