terça-feira, 18 de maio de 2010

UNIDADE 8 • Limite e Reconhecimento


Sinopse: usando reproduções de obras de arte previamente escolhidas, criar representações gráficas que contenham exclusivamente as principais linhas de limite e/ou contorno das formas aí presentes. Analisar e discutir as transformações que se operam ao nível da reconhecibilidade quer das figuras individualmente, quer das obras no seu todo.
Previsão de tempos: 13,5 horas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

UNIDADE 7 • Alternância figura-fundo

Sinopse: a partir de desenhos realizados previamente pelos alunos, ou imagens por si recolhidas (p.e., fotograficamente) criar ensaios gráficos baseados numa redução à oposição figura-fundo e diferentes possibilidades da sua alternância perceptiva.
Previsão de tempos: 13,5 horas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

UNIDADE 6 • Figura-fundo





Sinopse: silhuetas, perfis projectados usando os candeeiros de estirador como foco; preferência da figura ou do fundo, ou até do contorno usando contrastes tonais ou cromáticos; Previsão de tempos: 13,5 horas

terça-feira, 9 de março de 2010

Alice No País das Maravilhas - 10/6 ?

No filme a que assistimos "Alice No País das Maravilhas", o chapeleiro louco tem no seu chapéu a indicação 10/6. O que significa isto? Fica uma pista.

A resposta aqui em baixo

A Perspectiva das Coisas. A Natureza Morta na Europa

Serve este post para relembrar a pergunta que foi feita nessa mesma exposição:

"No que diz respeito à composição (isto é: à disposição dos diversos elementos que figuram no quadro) quais as duas obras que se diferenciam de todas as outras; que fogem ao esquema comum - frutos, animais, etc em cima de um muro, bancada, etc? Justificar a resposta."

As respostas a esta pergunta devem ser efectuadas aqui, como comentário a este post

Data limite - 12MAR2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Aula de campo - 9 de Março 2010




Mestre da Natureza-Morta de Hartford
Natureza-Morta com Flores e Frutos
Óleo sobre tela, 76,2 x 100,4 cm
Hartford, Wadsworth Atheneum Museum of Art, CT. The Ella Gallup Sumner and Mary Catlin Sumner Collection Fund


No dia 09 de Março de 2010, vai realizar-se uma aula de campo no Museu Gulbenkian – exposição A perspectiva das coisas. A natureza – morta na Europa (1ª parte – sécs. XVII e XVIII) - no âmbito das disciplinas de Desenho e História da Cultura e das Artes, bem como uma ida ao cinema (cinemas UCI – Corte Inglês) para assistir ao filme "Alice no País das Maravilhas" ("Alice in Wonderland"), uma adaptação livre das famosas histórias de Lewis Carroll.

  • Hora de partida – 9.00 H (Estação de Caminhos de Ferro de V.F.Xira – ida livre)
  • Início da visita à exposição – 10:30 H – duração prevista 1.30 H (alunos enquadrados pelos professores)
  • Almoço – 12.00 H – 13:30 (livre)
  • Cinema UCI – El Corte Inglês – 14:20 – duração 108 min (alunos enquadrados pelos professores)
  • Custos – Bilhete de comboio – ida e volta – V.F.Xira – Entrecampos 3.60 € – Bilhete cinema 7.00 €

Dado tratar-se de uma “aula de campo”, as alunas e os alunos estarão acompanhados, em Lisboa, pela Profª de História da Cultura e das Artes, Paula Freitas e pelos Profs. de Desenho, Francisco Rodrigues e Rui Castro Lobo, que acompanharão e orientarão a visita no museu e assistirão, igualmente, à projecção do filme. O almoço é livre.

Nota: a ida ao cinema é opcional , devendo os encarregados de educação assinalar na autorização se permitem a deslocação ao cinema.

NOTA: levar o bloco A5

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aula de campo

No próximo dia 2 de Março, terça-feira, cerca das 15H00 os alunos deslocar-se-ão ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, para assistirem a uma actividade denominada CARTOON XIRA 2009 - ENCONTRO COM CARTOONISTAS NO CELEIRO DA PATRIARCAL

O modelo desta visita será aula de campo - sendo que os alunos, entre as 15H00 e as 16H40 (hora prevista) estarão acompanhados pelo professor de Desenho - Francisco Rodrigues (f.rod@vertizo.pt). A deslocação para o local da aula de campo e regresso à escola/local de residência será da responsabilidade dos alunos.

O catálogo da exposição está aqui 

O formulário de autorização distribuído aos alunos está aqui

Desenhos da cabeça da cavala - TPFDS

TPFDS - Trabalho para o fim-de-semana

No sentido de preparar o desenho da cavala - integrado no unidade 5 - herbário - torna-se necessário que executem uma série (i.e. vários - não 1, não 2, mas vários) de registos a grafite (esboços rápidos, no bloco A5) da cabeça da cavala (ver em recursos) procurando registar a linha de contorno, as texturas, o claro-escuro.

O trabalho deverá estar concluído na aula de 3 de Março 2010.

Bom trabalho

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UNIDADE 5 - Herbário


Sinopse: execução de um herbário, recorrendo à representação linear e ao claro escuro por tramas de pontos. Encadear esta unidade na de infografia, com a digitalização directa dos espécimes no scanner, com a possível aplicação dos processos contidos na unidade de trabalho «infografia». Confronto com exemplos da história do desenho científico.
Previsão de tempos: 13,5 horas

Herbário: colecção de plantas secas organizadas e classificadas, geralmente para estudo e pesquisa científica, ervário (em http://www.infopedia.pt).

Pedro Salgado


(biólogo, ilustrador)
(n. Lisboa, 1960)

Biólogo, especialista em ilustração ictiológica (peixes), reconhecido como ilustrador científico de prestígio internacional.
Investigador em Biologia Marinha até 1988, parte para a Califórnia onde recebe a sua formação académica em ilustração científica na Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Ainda enquanto estudante do Science Communication Program (do qual se tornou consultor), leccionou a disciplina de Zoological Illustration.
Desde aí, até ao presente, leccionou mais de uma centena de cursos em Portugal, Espanha e E.U.A. (incluindo a Rhode Island School of Design), tendo sido responsável desde o iníco da década de 90, pela formação de uma nova geração de ilustradores cientificos em Portugal.

Actualmente, lecciona na Universidade Autónoma de Lisboa (IAO), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Mestrado em Desenho) e na Escola Superior de Artística do Porto (Mestrado de Ilustração)

O seu trabalho tem ganho numerosos prémios, sendo da sua autoria os calendários de 1995 e 1996 da Expo ’98, as ilustrações do Oceanário de Lisboa, diversas séries de selos dos CTT, diversos livros, revistas e outras publicações científicas e de divulgação da Natureza.













sábado, 30 de janeiro de 2010

Diário gráfico (para avaliação)

Eduardo Salavisa - http://diario-grafico.blogspot.com/2010/02/encontro-em-madrid.html


Materiais:
• Caderno capa rígida A6, A5 e/ou A4
• Instrumentos riscadores, materiais de mancha e cor, cola.

Procedimentos:
• Trazer sempre consigo o diário gráfico, formato A4 ou A5 preferencialmente, identificado, e usá-lo durante as aulas;
• Fazer apontamentos escritos discretos, num corpo de letra pequeno, nas margens do papel. Identificar o local e dia do desenho ou série de desenhos.
• Reunir no caderno outros elementos como fotografias, textos, recortes, listas e ideias para futuros desenhos.
• Usar o diário tão frequentemente quanto possível - começar por sessões diárias de 15-20 minutos.
• Experimentar explorar diferentes aspectos de um tema: diferentes modos de representação, níveis de detalhe, contextos de uso, etc, de modo a produzir uma série de estudos que reflictam o desenvolvimento e apropriação de um determinado objecto enquanto tema e problema.
• Experimentar explorar diferentes técnicas, não só as que já aprendeu, mas tentar também ser original.


Exercício "Coisas do dia-a-dia"

Esta sequência de temas, desenhos e tempos, deve ser realizada tanto quanto possível pela ordem sugerida. Cada um dos desenhos deve traduzir a actividade, local ou objecto indicado. A quantidade é sempre a mínima obrigatória, pelo que devem ser repetidos os desenhos necessários até à satisfação do autor/a. Devem ser desenvoltos, exploratórios e procurar captar o transitório e o particular de cada situação.

• A comida durante o almoço: 1 desenho
• A assistir ao telejornal: 4 desenhos
• Um programa de televisão (novela, sitcom, etc): 3 desenhos
• Durante uma transmissão de futebol: 2 desenhos
• Dentro da despensa: 2 desenhos
• O interior do frigorífico: 1 desenho
• Na fila do supermercado: 1 desenho
• O interior de uma gaveta com roupa: 2 desenhos
• 10 minutos antes de adormecer: 1 desenho
• 10 minutos antes de sair da cama: 1 desenho
• Durante os anúncios televisivos: 6 desenhos
• Ao telefone: 2 desenhos
• No cabeleireiro/barbeiro/dentista/etc: 2 desenhos
• Na sala de espera consultório/serviço/secretaria: 1 desenho
• À espera da namorada/o ou amigo/a se arranjam para sair: 2 desenhos
• No cinema/teatro/concerto: 1 desenho
• Na cantina: 1 desenho
• Numa aula teórica: 5 desenhos

Este conjunto de trabalhos fazem parte da avaliação do 2º Período e devem ser entregues até 23 MARÇO 2010.

Bom trabalho!


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UNIDADE 4 - Convergência perspéctica


Sinopse: a partir de recolha de imagens fotográficas (de revistas etc.) com dimensão adequada e que apresentem ponto de fuga organizador do espaço, traçar a grelha perspéctica subjacente. Sobre esta grelha ensaiar a variável tamanho distância através da justaposição de objectos (por foto-montagem). Fazer levantamento de imagens com estruturas perspécticas diferenciadas, e o ensaio dos seus traçados.
Inclui trabalho extra aula com apoio pontual do professor.
Previsão de tempos: 13,5 horas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ensaios de perspectiva

Aqui está o objecto que estivemos a construir. Com linhas invisíveis e com indicação de claro-escuro, utilizando uma direcção de luz convencional.



quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

UNIDADE 3 - Ensaios de perspectiva



(desenho em: http://paulfielding.wordpress.com/)

Sinopse: representação à mão livre de espaços propícios à detecção de pontos de fuga e linha de horizonte. Deverá incluir extra horário «trabalho de casa».
Previsão de tempos: 18 horas